Os novos projetos da Aquacultura, Projeto + Lucro Aqua e Ser Conta-Chave Aqua, introduzidos em novembro, incentivaram o mercado a assumir um novo momento, de entender e adotar o conceito vacinal para Tilápias em maior escala e com maior cobertura de território.

“Tínhamos como ideal que produtores de tilápias juvenis possuem o alto potencial de serem fornecedores de animais resistentes aos produtores de engorda. Este conceito já é padrão de produção para outras modelos de produção animal, a exemplo de aves, suínos e bovinos. E assim vínhamos trabalhando o mercado. Conseguimos por meio de planejamento, incentivo, e estímulo do mercado de forma técnica e comercial, com os projetos citados acima, organizar uma estrutura forte e consistente para a região de Santa Fé do Sul, em São Paulo”, explicou o Coordenador de Território, João Felipe Moutinho Sant’Anna.

A empresa Aquabel é um bom exemplo do sucesso da implementação desses projetos. “A Aquabel instalou-se em 2013 na região para a produção de juvenis. Iniciamos as abordagens técnicas, ajudando a empresa a repassar o conceito para a equipe interna e proprietários e, o mais importante, trouxemos valor à empresa de ser os primeiros fornecedores de animais resistentes/vacinados da região. Os gestores visualizaram as oportunidades, inclusive financeiras, e juntos conseguimos organizar um modelo de atendimento na região”.

De acordo com João Felipe, o foco da empresa Aquabel é, atualmente, fornecer juvenis vacinados. “Para isto já qualificamos a equipe por meio de treinamento teórico e prático das pessoas envolvidas no processo de vacinação. O objetivo é de que todos entendam o processo e se comprometam em fazer da melhor forma. Foram contratadas cinco pessoas para vacinar os peixes, assegurando o melhor desempenho, pois a principal finalidade é atender cerca de oito produtores diretos da região, que poderão consumir, aproximadamente, 500mil doses/mês”.

O Coordenador acredita que esse é um belo exemplo de agregar valor ao mercado de forma organizada e eficiente para todos os lados da cadeia.

“Estamos muito felizes com os resultados da região e para a MSD Saúde Animal. 2014 buscaremos ampliar mais este conceito para novas regiões.” Garante Moutinho.

fonte: MSD Saúde Animal