Saiba +

Aquabel, o nome da Tilápia.

o melhor alevino de tilápia, no local e na hora que você precisar, ao seu alcance!

Saiba +
Breve histórico da Aquabel

image001Em 1992, na cidade de Rolândia, norte do Paraná, iniciamos a atividade de produção de tilápias e enfrentávamos a falta de fornecimento profissional de alevinos. Decidimos, em 1994, estabelecer uma empresa de produção de alevinos de tilápia com foco em melhoramento genético, alto volume de produção e fornecimento contínuo. Assim nasceu a Aquabel, pela união dos esforços e talentos dos sócios Ricardo Neukirchner e Claudio Batirola.

Desde o início buscamos a liderança do mercado, que foi alcançada devido aos investimentos contínuos em inovação. Por meio de parcerias realizamos aquisição de tecnologia e, após os anos iniciais, estabelecemos desenvolvimento próprio, que culminou na inauguração de nossa nova Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento Genético, na cidade de Ilha Solteira/SP.

De nossas principais conquistas e contribuições ao setor aquícola, destacamos:

1) Pioneira na incubação artificial de ovos de tilápia, método que proporciona 100% de reversão sexual dos alevinos;
2) Pioneira na utilização de estufas na produção de alevinos, para produção durante o inverno;
3) Pioneira na utilização de reprodutores de tilápia melhoradas geneticamente;
4) Pioneira na produção de alevinos com rastreabilidade pelo DNA;
5) Responsável pela importação e introdução comercial da Tilápia Tailandesa no Brasil (1996), hoje principal peixe cultivado no país;
6) Responsável pela importação e introdução e distribuição da tilápia SUPREME, peixe com melhor desempenho zootécnico do Brasil;
7) Principal fornecedor de alevinos de tilápia aos principais frigoríficos do Brasil;
8) Empresa 100% legalizada ambientalmente;
9) Foi parceria exclusiva da GenoMar ASA, uma das principais empresa no mundo em melhoramento genético de peixes, durante 10 anos;
10) Importadora e Exportadora de reprodutores de tilápia;
11) Possui 110 funcionários diretos;
12) Reconhecida internacionalmente;
13) Líder, maior e mais importante Empresa de alevinos no Brasil.

Nossa Proposta de Valor
Nosso posicionamento resume-se em buscar compreender as necessidades dos produtores, pois era isso o que queríamos de um fornecedor de alevinos em 1992. Fornecemos o melhor alevino de tilápia, na quantidade, hora e local que o produtor precisar e oferecemos condições de pagamento que viabilizam a produção. Simples assim.
Público Alvo
Atendemos da piscicultura familiar ao produtor de grande porte, com a mesma presteza e atenção. Entre em contato com nossos consultores.
Logística
Contamos com expressiva frota própria de veículos especialmente adaptados ao transporte de alevinos; parceira com operadores logísticos terrestres e aéreos; unidades de produção estrategicamente distribuídas no território nacional; tecnologia de preparo e embalagem de alevinos que garante salubridade e indivíduos saudáveis.
Relacionamento
Associado ao nosso produto tangível (alevinos), repassamos conhecimentos aos clientes em cada contato com nossos consultores em vendas. Entendemos que a confiança em nossos produtos é desenvolvida ao longo dos anos  de relacionamento com nossa equipe. Sim, nós acreditamos mais na palavra do homem do campo do que no mais coerente dos contratos no papel.
Atividades Essenciais
É essencial mantermos nosso foco: fornecer o melhor alevino de tilápia, na quantidade, hora e local que cliente necessitar, com condições de pagamento flexíveis. Para isso, dedicamo-nos incansavelmente àquilo que consideramos essencial: inovação, logística eficaz e relacionamentos de longo prazo. Portanto, nossas atividades essenciais são a pesquisa e desenvolvimento genético da espécie, a construção regular de novas unidades de produção para atender locais estratégicos do país, a gestão financeira responsável de nossa corporação, pois somos responsáveis diretos e indiretos por dezenas famílias e a gestão do relacionamento com nossos clientes.
Unidades Aquabel
Somos o produtor de alevinos de tilápia que possui a maior cobertura logística do país, com capacidade produtiva e de distribuição para atender todas as regiões onde a produção de tilápias é importante vocação econômica.

A distribuição geográfica de nossas unidades, além de facilitar as entregas, proporciona diversidade de climas que permite manter a produção constante de alevinos, pois não faz calor ou frio excessivo em todas as nossa unidades produtivas ao mesmo tempo. Sempre teremos unidades produtivas em temperatura ideal, que permitirá abastecer as outras unidades que estejam, temporariamente, enfrentando os meses de inverno ou verões muito quentes.

Contamos com cinco unidades de produção de alevinos de tilápia nas cidades de Rolândia/PR, Turvânia/GO, Paranaíba/MS, Recife/PE e Fortaleza/CE. Uma unidade de pesquisa e desenvolvimento genético na cidade de Ilha Solteira/SP e está em fase de análise a construção de mais uma unidade para atender as demandas do Sudeste e Centro-oeste do país.

Parceiros Institucionais
Dentre muitas parcerias, destacamos o relacionamento com o Ministério da Pesca, a Associação Brasileira do Criadores de Tilápia – ABCT, Sociedade Rural do Paraná, Governo do Estado do Paraná – Secretaria da Agricultura, AB-Tilápia – Associação Brasileira Ind. Processamento da Tilápia.
Responsabilidade Social
Nosso envolvimento com as instituições citadas no item anterior visam cooperar, de forma decisiva, no progresso da indústria de aquicultura nacional. Trabalhamos para a criação de marcos regulatórios para o setor; fomento e investimentos em produção e transporte ; trabalho institucional e de marketing para aumento do mercado consumidor. Um dos sócios da Aquabel, Sr. Ricardo Neukirchner, é presidente da ABCT, diretor de aquicultura da Sociedade Rural do Paraná e membro ativo de diversas associações e entidades de classe do setor.
Responsabilidade Ambiental
A tilápia é espécie exótica, por não ser natural da fauna brasileira. Portanto, o controle da reprodução dessa espécie é necessária. Em nossas unidades, controlamos rigorosamente o processo reprodutivo evitando que nossas matrizes escapem para a natureza. Por meio de avançadas técnicas de reversão sexual, todos os alevinos comercializados são do sexo masculino. É interessante para o produtor,  pois o macho da espécie proporciona maior ganho de peso e é uma forma de controlar as populações de tilápias. Naturalmente, a reversão sexual não é uma ciência exata e pequena quantidade de fêmeas pode existir. Atuamos oferecendo orientações aos produtores sobre como contornar o problema e evitar o aumento expressivo da população de tilápias.